TV AO VIVO

Crianças são resgatadas após passarem 5 dias sozinhas em casa com ratos e baratas

Publicada em: 10/09/2025 22:10 -

Quatro crianças em situação de abandono foram resgatadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), no bairro Consolação, em Rio Claro (SP)O caso foi registrado na tarde de segunda-feira (8), após denúncia de abandono de incapaz. As meninas, com idades entre 3 e 8 anosestavam sujas e com fome.

Segundo a GCM, a casa estava totalmente imunda, com muito entulho, baratas, ratazanas e animais peçonhentos. Elas foram levadas da casa pelo Conselho Tutelar e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29.

 

De acordo com a médica plantonista da UPA, duas delas apresentaram quadro de escabiose, conhecida popularmente como sarna.

Após o atendimento, as crianças foram levadas para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). O Conselho Tutelar encaminhou as crianças para o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) para receberem os cuidados necessários.

Abandono

 

Na chegada da equipe ao local, uma das meninas foi encontrada chorando em cima do muro. A mais velha, de 8 anos, contou que estavam sozinhas há 5 dias e que ela que era responsável por fazer a comida. No dia do resgate, elas não tinham tomado café da manhã.

Em entrevista à EPTV, afiliada da Globo, o comandante da GCM, Rodrigo Servidone, comentou sobre o cenário e a situação das meninas.

A menina de 8 anos estava chorando muito, estava assustada porque a mãe havia deixado elas sozinhas em casa há cinco dias. Havia muito lixo na casa, uma situação deplorável. Todas choravam muito, estavam desnutridas. A menina mais velha falou que ela que cozinhava para as irmãzinhas", disse.

O comandante reforça a importância das denúncias da população sobre abandono de incapaz. No caso das meninas, uma vizinha ligou para a GCM e relatou o caso.

"Se não fosse a vizinha denunciar, não saberíamos e não conseguiríamos ajudar essas crianças. Se alguém perceber que há crianças chorando dentro de casa, implorando por comida ou pedindo socorro, acione imediatamente a Guarda Civil ou a Polícia Militar", finalizou.

Para denunciar, entre em contato com o 153 (GCM) ou 190 (PM). Na delegacia, um tio das meninas se apresentou como responsável e foi qualificado. O caso foi registrado como abandono.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...